Retrospectiva 2021

2020/21 foi uma época particularmente desafiante, como seria expectável. O início da época deu-se com muito esforço visto ser difícil gerir uma equipa onde grande parte dos membros teriam de ficar em casa em consequência da situação pandêmica. Com algum sacrifício foi-se lentamente adaptando à nova normalidade, permitindo, assim, desenvolver e testar os dois protótipos que viriam a representar Portugal em competições internacionais. 

 

Dentro dos diferentes desafios, como a gestão de turnos e rotação de pessoas a trabalhar presencialmente, a equipa também teve um grande desafio habitual: os quizzes de entrada nas competições. Ao contrário dos outros anos, os mesmos tiveram que ser feitos remotamente, e as vagas por competição reduziram drasticamente. Contudo, a equipa foi capaz de entrar com ambos os carros na melhor competição do mundo: Formula Student Germany. 

 

Assim que a equipa terminou a manufatura dos FST10s, iniciou a época de testes dos mesmos. Com o objetivo de fiabilidade do FST10e, o carro ultrapassou a marca dos 500km em pista e terminou 9 endurances (a prova mais exigente de Formula Student). Já o FST10d, com o objetivo de ser capaz de realizar todas as provas dinâmicas, focou-se inicialmente na prova de aceleração, e rapidamente para as provas de aceleração e trackdrive, tendo sido capaz de terminar pelo menos uma vez, as mesmas. Assim, os resultados obtidos nas competições foram respetivamente:

FSS

FST10e – 4º

FST10d – 3º

FSG

FST10e – 25º

FST10d – 10º

Apesar de todas as adversidades que foram aparecendo ao longo de todo ano, especialmente durante as competições, o facto do FST10d ter passado o intenso scrutineering de ambas as provas, especialmente numa categoria completamente nova para a equipa, e o FST10e ter completado todas as provas em que participou, deixa um impacto bastante positivo no progresso da equipa, e uma motivação extrema para a próxima equipa fazer ainda melhor!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *